quinta-feira, dezembro 06, 2007

Stress com peixes

Só para terem uma ideia do que tenho passado transcrevo o post que deixei num forum(muito bom sobre Aquariofilia.net) Parece chinês mas não é!!!

Olá pessoal,
Preciso realmente da vossa ajuda para tentar perceber o que se está a passar com está dolorosa experiencia de montar um aqua...lolEsposa e filha juntaram-se e oferenceram-me um aqua de 20lt, pra eu iniciar este hobby.Confesso que tenho apreendido muitissimo neste forum, mas mesmo assim preciso de vossa opinião.

O setup do Aqua (actual):

20Lt
Filtro Eheim Liberty (Coloquei ceramicas e um saco de carvão lá dentro)
Areão é uma mistura de xisto com mais outro calhau..mas não é calcário...
Tenho uma iluminação de 20W + 11W
2 Corydoras Albinas
1 Pleco (Sim eu sei que não devia estar aqui, estou a tentar arranjar uma nova familia pra ele)
Alguns pés Elódea (Egeria densa) - Tá na altura da poda
2 Cryptocoryne (Uma green e outra ainda não consegui identificar bem)
A coisa começou mal porque o filtro que vinha inicialmente com o aqua, para além de fraquinho não filtrava nada!!!
A agua para além de turva começou a cheirar a podre!
Depois comprei um Filtro "canister" da Boyu(porreiro para nanos), que num dia de trabalho fez um milagre no cheiro e pôs na agua cristalina.(2 dias depois morreu)
Lá fui buscar o tal filtro de Eheim Liberty
Porem 2 dias mais tarde 2 plantas que tinha colocado no aqua haviam morrido(Falta de luz adequada só tinha 5W)
O resumo mais o menos é este...Isto aconteceu nos ultimos 15 dias!
O problema é o malfadado amônio que teima em aparecer a niveis criticos mesmo com TPA de 20%, mesmo com Nitrivec(directamente no filtro nas ceramicas.
E cujo frasquinho é guardado no frigorifico).
Ontem fiz um TPA de 50% e o amônio não desceu.
Não tenho Nitritos
Não tenho Nitratos
PH 7
Temp 26ºC
As plantas parecem bem neste momento!
A única coisa que faz descer o amônio é o Amo-LockSuspeito que o areão têm reservas de amônio?
Tirando os problemas e as asneiras que tenho feito.O que posso fazer?
Espero?
Esvazio o aqua lavo o areão?
O que é faço?!!!D
esde já obrigado por vossa ajuda!!!

0 comentários: