sábado, outubro 30, 2010

ZON o espelho da mediocridade do povo português



Acto I
Tudo começou por volta do dia 15/10/2010 quando numa conversa entre colegas, comentávamos os novos serviços Zon,mais precisamente a net fibra e se valia ou não a pena migrar para o pacote Net fibra 50Mb. Chegamos a conclusão que a maior parte de nós ficaria a pagar o mesmo ou ligeiramente mais.
E logo começou a debandada primeiro o Ribas pediu para migrar e tudo correu muito bem.
No dia 21 pelas 18h resolvi fazer o upgrade para 50Mb depois de constatar as vantagens financeiras, ou seja migrando ficaria a ter mais serviço por menos Euros.
Liguei para o 16990 discuti as novas condições comerciais e fiz o upgrade.
O operador da Zon disse que num máximo 24h a Zon agendaria a intervenção para instalar o novo equipamento.
Até ai tudo normal!

No Dia 22/10/2010 pelas 15h o Vierix comentou comigo que também já tinha solicitado o upgrade(dia 21 pelas 20h) e que já tinham agendado a intervenção para o dia 26/10.

Estranhei o facto de ninguém me ter telefonado para marcar nada.
Liguei a Zon e perguntei se existia algum motivo pelo qual ainda não tinha sido contactado. O operador disse que era estranho, mas que seria contactado até as 18h.
E o que aconteceu perguntam vocês? Ninguém ligou...! :(

As 18h30 liguei para a Zon e a operadora disse-me que ia verificar, esperei 15min e fui confrontado com o facto de não existir qualquer pedido no sistema da Zon.
Como devem compreender... "saltou-me a tampa..." visto que tinha demorado 30 min a negociar o contrato e a saber informações.
Entretanto a operadora mandou aguardar em linha, porém o telefone desligou-se... que oportuno!
Voltei a Ligar para lá confrontei o operador com a info que me tinha sido dada, demonstrei o meu desagrado pelo sucedido.
O operador pediu-me para aguardar, passado 1 minuto, voltou a linha e disse-me que a colega viu mal e que tinha dado a informação errada, existia o pedido porém não percebia a razão do porque de ninguém ter telefonado.
Pediu para aguardar mais umas um bocadinho que iria ser contactado.

As 21h liguei para a Zon expliquei novamente a lengalenga toda e disse que não iria desligar a chamada sem um agendamento. A chamada demorou 40min.
Ficou agendada para dia 29 das 15:30 as 17:30.

Acto II
No dia 29 no meio de uma sessão de trabalho, uma Eco e de telefonemas de colegas, lá apareceram os técnicos para o upgrade as 15:30.
Instalaram o novo modem e tudo ficou a funcionar jóia, o técnico deixou ficar um telefone com fio novo.

Acto III
Pelas 19h decidi activar a segunda linha telefónica que a zon me ofereceu à borla e com as mesmas condições comerciais da outra 0€ para chamadas da rede fixa a qualquer hora. Liguei para a Zon e eles disseram que em 30min ficaria operacional.
Entretanto testei o telefone novo na linha antiga e constatei que o aparelho estava avariado.
Liguei a Zon novamente e disse que o telefone que me deixaram estava morto.
Disseram que me poderia deslocar a uma loja para trocar o equipamento era a forma mais rápida de resolver o problema. Entretanto alteraram alguma coisa no sistema e a segunda linha ficou activa.

Acto IV
Fui a loja da Zon no Rio Sul, expliquei que o telefone estava avariado, eles disseram que nada podiam fazer, que tinha que ser a linha de apoio para resolver a questão, visto que não existiam telefones com fios na loja.
Disseram que não percebiam a razão porque me mandaram para a loja.


Acto V
Cheguei a casa liguei para a Zon, passaram-me ao apoio técnico, expliquei o que se passava e que me tinham dito na loja que eles é que tinham que resolver o assunto.
Deixaram-me a aguardar , o técnico disse que estava pasmado com a resposta que me tinham dado na loja e que a loja não se podia a recusar a resolver o problema.
Pediu desculpa e disse que teria que lá ir novamente.

Acto VI
Sábado pela fresquinha, lá fui eu para o Rio Sul, expliquei a lengalenga, a empregada da Zon tentou descartar-se a dizer que não tinha nenhum telefone na ficha de cliente,e que se o técnico deixou o telefone foi por decisão dele.
Retorqui simpaticamente que não foi o técnico que me deu o telefone, foi a Zon!
Para mim não há Helpdesk,Loja Zon e Técnicos, para mim há uma empresa a Zon, e a Zon que fizesse o que entendesse para resolver o problema,porque eu não saia de lá semum telefone a founcionar ou com uma reclamação no livro encarnado.
Ligou para alguém, pediu o telefone, foi testa-lo, e por artes magicas, apareceu um telefone novo para troca.

Acto VII

Pensavam que chegamos a um final feliz???Não! A saga continuou, o telefone novo também estava off. Peguei no carro de volta a loja da Zon.

A empregada levou o telefone para testar e apareceu com a cara deslavada a dizer que estava a funcionar correctamente.
Saltou-me a mola...ceguei... ela começou a dizer-me que podia ser da linha...não a deixei acabar de falar!
Disse que para mim chegava de tanta "burrascada", pedi desculpa por estar tão alterado e disse que isto não ia ser resolvido ali, seria a minha despedida da Zon. Isto era mau de mais para ser verdade!
Sai disparado porta fora.


Acto VIII
Cheguei a casa passado, fui experimentar o telefone e "chaaaram" passou a funcionar por magia!!! O Harry Potter passou a trabalhar para Zon?
Humm, acho que alguém me trocou o telefone uma terceira vez.
Finalmente tenho a 2 linha de telefone da Zon a funcionar com um telefone Zon.

Final Feliz...?não me parece!..eles são maus de mais para me terem satisfeito.

Em resumo existe uma poderosa máquina de marketing que até anuncia que tem poucas reclamações.

Mas no fundo são uma empresa em que quando existem problemas o cliente acaba por desistir a meio porque são criadas tantas desculpas que acabamos por decidir que não nos queremos chatear.

Felizmente temos a Meo a piscar o olho numa esquina perto de nós.

1 comentários:

Anónimo disse...

Então é assim meu caro, se calhar andamos em maré de azer, pois eu tenho o serviço MEO desde Julho, ao mesmo tempo tenho ainda em casa o serviço da ZON, pois existia um contrato entre o construtor e a ZON para ter os canais básicos (sinceramente não sei quantos são!!!), a mais dura realidade é que ao dia de hoje, estou a ver TV pelo serviço da ZON, pois o do MEO, após intervenção de cerca de 4 ou 5 técnicos e alguns telefonemas perdidos, ninguém conseguiu resolver. O serviço MEO, da esperiência que tive durante cerca de 4 meses foi medíocre para não dizer uma palavra mais feia. O router faz reboot de 5 em 5 minutos. Do pior.
Já tive ZON durante alguns anos, numa outra casa, e só tenho a dizer bem.
Penso que tudo não passa de uma questão de sorte.
E o seu amigo? Como foi o desfecho da história dele? Final feliz ou o mesmo desfecho ?

Só para observarmos a qualidade enquanto escrevo este comentário o router conseguiu rebootar 1 vez. Fantástico!!!

Cumprimentos,