domingo, junho 05, 2005

Uma questão de gosto?

A meia dúzia de dias uma tal de Maria deixou um post criticando o facto de não ser a definição bíblica de I Coríntios 13, a minha eleita e que o Deus de quem eu falo tem uma perspectiva oposta a minha. Cada vez mais reflicto na profunda hipocrisia em que o ser humano vive mergulhado, tal como respondi a Moça ou Sr.ª...Porque raio tenho eu que dizer que todos os meus gostos têm um versículo bíblico base? isso não será uma mentira que é vendida a terceiros?
Será que por eu ser adepto do Benfica,Sporting ou Porto tenho que deturpar algum versículo bíblico para sustentar a minha escolha?A nossa atitude perante os outros deve ser reflexo de nossas convicções as quais estão fundamentadas na Palavra de Deus.
Quando um colega de trabalho necessita de ajuda, quando erramos no nosso dia a dia e pedimos desculpa, quando no meio da dificuldade confiamos que Deus está no controlo.
Quando transmitimos o amor de Deus aos outros ao invés de ficar com ele só para nós. Esse sim é o amor de I Coríntios 13.
Agora chegar ao ponto de encher a boca de chavões bíblicos, só para impressionar os outros e não viver isso ou querer aparentar aquilo que não somos...é uma mentira vivida a tempo inteiro.
Tenho um grande amigo que adora Banda Desenhada e que por acaso é cristão, será que ele tem que justificar biblicamente o seu gosto?Sei que estou a exagerar e também não é minha intenção faltar ao respeito a ninguém, mas o facto é que devemos ter cuidado quando criticamos as coisas, sem tentar colocarmos no lugar das outras pessoas.
Sempre vi casais de namorados a usar I Coríntios 13 para expressarem o seu amor um pelo outro...limitando-se a retirar o sentido aquelas palavras, deturpando a mensagem nelas contidas, ignorando a sua verdadeira mensagem, dirigida ao nosso relacionamento com o nosso próximo.
E trazendo um pouco de sal para o assunto a mensagem bíblica com a qual me declarei ao amor da minha vida está em Cantares de Salomão 8:6-7
"Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam."Cantares de Salomão 8:6-7
Mas uma das minhas preferidas é a definição de amor de Camões, porque reflecte a nossa auto negação ao amar uma mulher.
A verdadeira questão nisto tudo é se aquilo que nos agrada, vai ou não contra a Palavra de Deus.

0 comentários: